sexta-feira, 15 de julho de 2011

A eficiência energética
e o rebobinamento de motores elétricos


Em uma sociedade do século XXI já não é possível realizar qualquer tarefa sem a utilização de uma ou mais formas de energia. A energia elétrica é uma das fontes mais comuns, justamente por ser disponibilizada aos consumidores em geral e utilizada tanto para fins residenciais quanto comerciais e industriais.

Entretanto, nem toda a energia recebida por estes equipamentos é aproveitada, sendo que uma parte dela é perdida por diversas formas, entre elas, o aquecimento - como acontece com motores elétricos.

Falando de eficiência energética em motores elétricos, podemos exemplificar um motor trabalhando à vazio. Tal motor consumirá mais energia do que um motor corretamente aplicado com carga. Seria algo como ter lâmpadas acesas em um cômodo que não tem ninguém, ou seja, o objetivo da iluminação não está sendo cumprido.

Quando se trata de motores elétricos, a eficiência energética pode ser vista pela substituição de motores de baixo rendimento por motores de alto rendimento, recuperando o investimento através dos ganhos da própria eficiência, porém, a cultura de muitas empresas ainda não é esta.

Com o crescimento da utilização de motores elétricos, verificou-se a necessidade da atividade de profissionais de recuperação de motores, focados na manutenção preventiva e corretiva, com ênfase na correção. Como muitas empresas optam por esse tipo de "manutenção", a solução é rebobinar motores que queimam por sobreaquecimento, falta de fase, curto entre espiras, picos de tensão, entre outros. Além deste serviço, corre-se o risco de ter que corrigir empenamento de eixo com metalizações, troca de tampas gastas, sem falar em serviços praticamente obrigatórios como a troca dos rolamentos e balanceamento.

Para motores acima de 30cv, em termos de custos, a recuperação ainda é viável, mesmo quando se trata de rebobinamento. Pode-se dizer isso pois o custo de tal serviço é de aproximadamente 39% do valor de um motor novo – valor esse que não inclui os rolamentos e o balanceamento. Mas para motores abaixo desta potência, vale a pena consultar o valor de um motor novo Alto Rendimento, antes de pagar pelo serviço de recuperação. Para exemplificar: o conserto de um motor de 5cv custa, aproximadamente, 58% do valor de um motor novo.

Em relação à eficiência energética, existem estudos que comprovam que a utilização de um motor novo Alto Rendimento de 40cv 4 pólos, por exemplo, proporciona uma economia de 9,4% no consumo de energia elétrica, obtendo o retorno do investimento em menos de 1 ano.

A correta instalação e manutenção de equipamentos certamente é um fator decisivo quando o assunto é eficiência energética, especialmente quando se fala em motores elétricos. É bastante comum encontrar motores com problemas na instalação e no dimensionamento, reduzindo assim não só sua capacidade produtiva como também sua vida útil.

Antes de pagar por um serviço de recuperação de motores, consulte os custos envolvidos e avalie a viabilidade da substituição dos motores por equipamentos de Alto Rendimento normatizados.


Willian Jacon
Promotor Técnico

Nenhum comentário: