quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EDIFÍCIOS DE SÃO PAULO OPTAM POR REPARAÇÃO NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Em 2010, 90% de 100 edifícios da cidade estavam sem sistema de aterramento. Após diagnóstico do Casa Segura, 48% dos síndicos optaram por pequenos reparos ou reforma total da instalação eIétrica .
Após um ano do levantamento feito pelo Programa Casa Segura em edifícios com mais de dez anos da cidade de São Paulo, pesquisa revela que 48% dos síndicos optaram por reparar parcial ou totalmente a instalação elétrica.
No ano passado, nove em cada dez edifícios com mais de dez anos de uso não tinham condutor de proteção (fio-terra) e dispositivo de proteção residual DR, segundo o estudo realizado em 100 edifícios de São Paulo, por meio de uma parceria do Programa Casa Segura com empresas administradoras de condomínios.
O objetivo do diagnóstico é orientar os responsáveis por condomínios e apartamentos sobre a necessidade de se adotar medidas de prevenção e correção nas instalações elétricas. Os números apresentados foram alarmantes e a maioria absoluta das edificações apresentou algum problema na rede elétrica. São casos que podem resultar em choques elétricos (alguns deles fatais), desperdícios de energia e risco de incêndio.
Dos 100 edifícios avaliados, 90% tem mais de dez anos. Os principais resultados revelaram que:

• 86% nunca realizaram reforma ou manutenção significativa na parte elétrica;
• 35% recorrem ao uso permanente de benjamins (Ts) e extensões para ligar equipamentos eletrônicos;
• 90% das instalações elétricas não possuem fio-terra";
• 90% não possuem tomadas de 3 polos com aterramento;
• 85% não possuem Dispositivo Diferencial-Residual (DR), responsável por desligar um circuito quando ocorrer fuga de corrente elétrica;
• 45% das edificações possuem emendas de condutores instaladas fora das caixas apropriadas, além de fios e cabos elétricos instalados de maneira inadequada.

Meses depois da apresentação do diagnostico, uma pesquisa realizada pelo Instituto Network com 70 dos 100 edifícios abordados revela que a maioria ainda não decidiu pelos reparos, mas 48% optaram por trocar a fiação dos quadros de luz, condutores, disjuntores e caixas de força.
A atitude dos responsáveis pelas edificações mostra que o diagnóstico visual da instalação elétrica de imóveis é importante é suficiente para conscientizar sobre a importância da manutenção constante das edificações. Essa atitude, além de economizar energia, pode salvar vidas.
O diagnóstico visual observa as condições dos principais componentes da instalação elétrica, incluindo a entrada de energia, o centro de medição, quadro geral de distribuição, além da situação das condutores elétricos, caixas, interruptores, tomadas, luminárias e demais componentes da instalação.
Os interessados em realizar um diagnóstico das instalações elétricas podem adquirir o serviço nas lojas de materiais para construção da C&C. O "Programa C&C com Você - Assistência Elétrica" está disponível nas unidades Morumbi, Lar Center, Tietê, Tamboré e Shopping D. Pedro, oferecendo serviços de assistência elétrica.
Ao comprar um diagnóstico elétrico, o consumidor levará um pacote que lhe dará direito a outros serviços, tais como troca de lâmpadas, instalação de varal de teto, eletricista, encanador, entre outros.

Artigo publicado na Revista O Setor Elétrico Ed. 66 julho de 2011

Nenhum comentário: