terça-feira, 7 de agosto de 2012

Nova linha Cat.5E da Hellermann Tyton para pequenas redes

Hoje qualquer empresa, mesmo as de pequeno porte, precisa de uma rede. A instalação do cabeamento estruturado nesses ambientes pode ser fácil e rápida, e o melhor, mantendo a qualidade técnica das grandes corporações. A HellermannTyton lançou uma nova linha de cabeamento de Categoria 5E, a LC Solution, voltada especificamente para as pequenas redes, pois alia vantagens como os custos mais acessíveis e a simplicidade de instalação.
      "Percebemos que havia uma grande demanda por esse tipo de solução", diz Ricardo Chiesa, gerente de produto da HellermannTyton e um dos idealizadores da LC Solution, que foi totalmente desenvolvida no Brasil.
      A aposta estava certa: em poucos meses de lançamento (a apresentação ao mercado ocorreu em fevereiro ultimo), as vendas superaram as expectativas. "Estamos recebendo muitos pedidos de todo o país", diz Chiesa.
      A HellermannTyton continuará com sua linha tradicional de cabeamento, importada da matriz na Inglaterra, que não concorre com a LC Solution. "Até mesmo a forma de comercialização é diferente", diz o gerente. Ou seja, enquanto a primeira destina-se ao setor high end, de grandes projetos de integradores e distribuidores, a LC foca revendas de material elétrico e até mesmo lojas de material de construção. "Muitos eletricistas estão começando a agregar cabeamento a seus serviços", diz.
      Para conquistar esse nicho de mercado, a HellermannTyton está importando os produtos da Ásia. Além dos custos até 50% inferiores, um outro ponto importante foi a simplificação e modularização da linha: a solução completa e composta por apenas 11 produtos, que se intercambiam e atendem à
maioria das aplicações: patch panel com um ou três módulos; módulo de oito portas para patch panel; módulos cegos para patch panel; conector RJ-45 fêmea e macho; patch cords (1,5 e 2,5 m); ferramenta de terminação; decapador; e cabo UTP Cat. 5E CMX. "Com os módulos de oito portas, não há desperdício de portas. Redes menores podem economizar e manter a estética", diz. A linha LC não inclui Cat.6 e superiores nem cabeamento óptico.
      Um produto importante para o sucesso da solução é a ferramenta de inserção, que faz a terminação e corte dos quatro pares de um RJ-45 fêmea ao mesmo tempo, aumentando a produtividade. Também evita que o instalador se machuque e danifique móveis ou paredes ao apoiar o RJ-45 fêmea se usar uma ferramenta de impacto. "A nova ferramenta cria uma padronização na conectorização", diz. As tomadas ou módulos são do tipo RJ-45 fêmea (8P8C) keystone.


      Os produtos são embalados em blisters com furações que permitem a disposição em gancheiras nos pontos de venda, com instruções detalhadas da instalação no verso. "A linha dispensa testes, treinamentos e certificações e foi totalmente projetada para evitar erros do instalador", diz. Além disso, a empresa mantém um canal direto para esclarecimentos de dúvidas dos clientes. A linha tem a marca da HellermannTyton, mas não faz parte do seu programa de certificação e garantia estendida, o Network Sciences. Mesmo assim, a linha LC possui um ano de garantia.
      Com planta de 13 mil metros quadrados em Jundiaí, SP, a HellermannTyton emprega cerca de 350 pessoas e produz sistemas de fixação e amarração para fios e cabos, canalização e identificação.
      A linha de cabeamento estruturado de alta densidade da HellermannTyton, como a RapidNet, é comercializada por meio de uma rede de 12 distribuidores espalhados pelo país. A companhia conta com um programa de garantia estendida de 25 anos para seus integradores certificados. Hoje são mais de 200 canais treinados. Entre seus recentes fornecimentos esta o da revitalização da rede da USP - Universidade de São Paulo, que vai fazer uma migração do cabeamento estruturado para Categoria 6 no período 2012-2013, além de construir anéis ópticos e data centers.

                                                                                               Artigo da revista RTI – Edição julho 2012.


Um comentário:

Felipe disse...


Parabéns pela matéria, me agregou muito