quinta-feira, 8 de março de 2012

GRANDES FINALISTAS DO TOP REVENDAS LUMIÈRE 2011



A 7ª edição do Prêmio recebeu a inscrição de 85
revendas e distribuidores de materiais elétricos, responsáveis por 60% do
faturamento deste mercado.

O TOP Revendas chega a sua 7ª edição. O prêmio, concedido
pela Editora Lumière desde 2005, foi criado com o objetivo de reconhecer as
melhores revendas e distribuidores de materiais elétricos do País. Para isso,
um extenso processo de avaliação é realizado, o qual analisa as revendas
inscritas, dentre as quais, apenas 15 são escolhidas. Esta edição apresenta o
nome das empresas que estão na reta final e explica também como será o processo
que elegerá a grande vencedora.
O setor de materiais elétricos
movimenta cerca de R$7,5 bilhões por ano no Brasil, sendo que deste total,
R$3,7 bilhões são movimentados por revendas e distribuidores de materiais
elétricos. Em 2010, o prêmio reuniu mais de 80 revendas de vários Estados
brasileiros, resultando no faturamento de aproximadamente R$2,4 bilhões, isto
é, mais de 60% de tudo o que é movimentado pelas revendas do País. Dessa
fração, 40% correspondem aos 15 finalistas do Prêmio.
Neste ano, o número de inscritos
foi de 85. O processo para selecionar as finalistas é iniciado pela
autoavaliação da revenda inscrita, a qual responde a um questionário,
informando as condições em que se encontra. Posteriormente, outro questionário
é respondido por diversos fabricantes de materiais elétricos e de iluminação que
possuem relação com as revendas, avaliando o desempenho de cada uma.
A escolha das finalistas tem base
nos critérios estabelecidos pela Lannes & Hoffman, empresa de consultoria contratada
pela Editora Lumière e responsável pelo desenvolvimento da metodologia de
avaliação e auditoria das informações fornecidas pelas participantes.
A premiação funciona como um selo
de qualidade, que apresenta ao setor o melhor fornecedor de materiais elétricos
e de instalação. Isso porque o processo de avaliação leva em conta a capacitação
da equipe, a pré e a pós-venda, o estoque, a relação com fornecedores e
colaboradores, a certificação e aspectos ligados à infraestrutura da área de
tecnologia da informação.
Além disso, foram ouvidos agentes
que atuam em toda a cadeia, do fabricante ao cliente final. As participantes
também recebem gratuitamente, na finalização do processo de avaliação, um relatório
de desempenho, que traz informações sobre a avaliação da revenda.
Com isso, essas empresas tem a oportunidade
de reconhecer seus pontos fracos e fortes, e, dessa forma, estabelecer estratégias
para melhorar aspectos em que apresentam limitações e reforçar aqueles com um
bom desempenho.
Os vencedores serão conhecidos
durante a cerimônia de entrega do Prêmio, que acontecerá no dia 22 de março, no
Buffet Baiuca, em São Paulo.
A seguir, apresentamos todo o
processo de avaliação, desde a inscrição da revenda até a premiação. Confira.

PESQUISA DE MERCADO
A Revista Lumière Electric disponibiliza
nesta edição uma pesquisa realizada com cerca de 70 revendas e distribuidores. O
levantamento apresenta dados, como a expectativa com relação ao desempenho em
2012, os principais problemas que afetam este segmento e a distribuição geográfica
das vendas no Brasil.

COMO FUNCIONA O TOP REVENDAS
INSCRIÇÃO
A editora Lumière recebe as inscrições voluntárias
das empresas que revendem ou distribuem predominantemente material elétrico de
iluminação, instaladas em território nacional, de qualquer porte, que tenham um
anão ou mais de atividade continua no mercado e que comercializem mais do que
uma marca de produtos.
AUTOAVALIAÇÃO
Autoavaliação, preenchida pelos
responsáveis pela revenda ou distribuidora, consiste no preenchimento de cada
um dos itens do ”Formulário de Autoavaliação". O responsável assinala em
cada item a condição em que, segundo a sua avaliação, a revenda candidata
encontra. Os itens do questionário de autoavaliação foram elaborados pela
Editora Lumière e pela Lannes & Hoffmann, em conjunto com representantes da
indústria de materiais elétricos e com profissionais que atuam como compradores
das revendas do setor
-engenheiros, eletricistas, técnicos,arquitetos e lighting designers.
VOTAÇÃO DA INDÚSTRIA
Neste período, inúmeras
indústrias de material elétrico e de iluminação são convidadas a avaliar as
revendas com as quais elas tem relação comercial. Cada indústria selecionada as
revendas que conhece e determina, item a item, a condição na qual a revenda
avaliada se encontra.
APURAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS FINALISTAS
Com os dados fornecidos pelas
revendas e com avaliação da indústria, a consultoria Lannes & Hoffman
compila, processa e apura as informações com objetivos de definir as finalistas
da premiação. As 15 revendas finalistas são condecoradas com troféu Top
Revendas na noite da premiação.

VISITA TÉCNICA
As revendas finalistas recebem
a visita técnica de auditores da Lannes & Hoffman. Na visita, é feita a
verificação da conformidade das respostas fornecidas pelas candidatas na
autoavaliação. Em caso de evidente desconformidade entre as informações
prestadas e a apuração feita pelos auditores, a Editora Lumière pode decidir
pela desclassificação da revenda.
PREMIAÇÃO
A premiação e o anúncio das Top
revendas de 2011 serão realizados em grande evento com coquetel e jantar no dia
22 de março de 2012, em São Paulo.

RELAÇÃO DE FINALISTAS
* Elétrica PJ
* Elétrica Neblina
* DW
* Delamano
* Dimensional
* Reymaster
* Maxel
* Nortel
* Etil
* Centelha
* Santil
* Peu Eletricidade
* Othon de Carvalho
* B.A
* Realcenter
ANO
PROMISSOR PARA SETOR DE MATERIAIS ELÉTRICOS
Fabricantes
de materiais elétricos e de iluminação tem bons motivos para acreditar em um
crescimento maior que o PIB
A
indústria elétrica e eletrônica obteve um crescimento de 8% no ano de 2010. Por
conta da crise econômica mundial e da valorização do real frente ao dólar, a
previsão de 13% não foi alcançada. Com isso, o crescimento do setor em 2011
ficou abaixo do esperado. No entanto, os fabricantes de materiais elétricos estão
bastante otimistas e acreditam que 2012 será um ano próspero.
Mesmo diante de um cenário de crise,
no qual muitos segmentos da indústria elétrica e eletrônica apresentaram déficit
de exportação, os materiais elétricos de instalação mantiveram um bom índice,
apresentando um crescimento da exportação de 17%. Isso porque o setor de material
elétrico, diferentemente do de componentes ou de celulares, não é tão
influenciado pelas importações.
Segundo o diretor da área de
material elétrico de instalação da Associação Brasileira da Indústria Elétrica
e Eletrônica (Abinee), Antônio Eduardo de Souza, a maioria dos produtos, como
interruptores, plugues e tomadas, tem um padrão estabelecido por norma técnica
nacional, fato que favorece a fabricação no País. "A base da área de
materiais elétricos depende menos de importações do que comparado a outras áreas
dentro da Abinee", afirma. Porém, o faturamento foi da ordem de 4% em
comparação com 2010.
De acordo com o executivo, este
faturamento inexpressivo deve-se à desaceleração da economia no segundo
semestre de 2011. "O crescimento do 1º semestre acabou sendo quase que
anulado pela baixa do 2º, mais precisamente dos 3º e 4º trimestres, que tiveram
desempenho bem abaixo", esclarece.
Contudo, a diferença é que este
setor conta com o apoio de investimentos do governo, como o Programa de Aceleração
do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, além da infraestrutura que esta
sendo criada por conta dos eventos esportivos a serem recepcionados pelo
Brasil. Diante deste fato, especialistas acreditam que a construção civil
impulsionara a venda de materiais de instalação.
A projeção de faturamento, segundo
Souza, é tímida, pois tem base nos resultados do 2º semestre de 2011, que ficaram
abaixo das expectativas. Já o crescimento previsto para 2012 e de 5%, média
acima do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que tem uma projeção de no máximo,
3% para este ano.
Abaixo, realizamos uma pesquisa
exclusiva com as indústrias, com base nos resultados obtidos no ano de 2011.

Como podemos constatar, nenhuma empresa apontou no ano de 2011, além do que, em comparação com 2010, houve um número maior de companhias que apresentaram crescimento.
Houve aumento de 19,24% em 2011 em relação ao ano anterior, o que está relacionado ao bom momento da economia do País, ao passo que a estabilidade Foi reduzida de 25,7% para 8%.
Nenhuma empresa informou que obteve redução.


Em 2011,apenas 12% das indústrias obtiveram crescimento em seus investimentos; porem,
os 88% restantes não apresentaram queda, mantendo-se estáveis. No ano de 2010,
este número apresentou maior equilíbrio, com 47% de crescimento e 53% de
estabilidade.
Dos investimentos feitos em 2011, o departamento de maquinários foi o mais
beneficiado, obtendo investi mentos da ordem de 28%. Em seguida, está a divisão
de infraestrutura com 27%. Na sequência, marketing, com 17% , pesquisa e
desenvolvimento com 16% e Formação e
treinamento com 13%.
BOM MOMENTO ECONÔMICO IMPULSIONA O MERCADO DE
REVENDAS
Mais
de 80% das revendas obtiveram crescimento no ano de 2011.
Para 2012, 93% acreditam que expandirão seus negócios.
O
ano de 2011 pode ser considerado bom para as revendas e distribuidores de
materiais elétricos. Essa afirmação está embasada em uma pesquisa exclusiva
realizada pela Revista Lumière Electric, na qual 87% das revendas entrevistadas
informaram terem obtido crescimento em relação ao ano de 2010. Já 6%
mantiveram-se estáveis e 7% não informaram.
Para 2012, a expectativa de
crescimento é maior ainda. De todas as entrevistadas, 93% acreditam que terão
crescimento e 7% esperam permanecer estáveis. Tal credibilidade no mercado esta
relacionada ao momento econômico promissor pelo qual atravessa o País. Embora a
crise mundial influencie a indústria nacional, esse reflexo não chega a abalar
as estruturas do setor.
Cerca de 35% das empresas acreditam que terão uma elevação de até 1% a 10%. Outros 37%, esperam ter uma expansão de 11% a 20%. De acordo com dados apresentados pela Abinee, o setor de materiais de instalação deverá apresentar uma alta de 5% em 2012.
Os números positivos almejados pelo setor também estão sendo impulsionados pelo poder aquisitivo do brasileiro, que aumentou de forma significativa. Dessa maneira, as reformas e construções estão cada vez mais constantes. De acordo com o presidente da Abinee, Humberto
Barbato, a venda de materiais de instalação é contínua.
A crença no crescimento econômico do País tem motivado muitos empreendedores. Aproximadamente 80% das revendas entrevistadas estimam que o Brasil tenha um crescimento econômico de 2% a 5%, enquanto outros 16% esperam que seja acima de 5%.
Com isso, os investimentos nos negócios também devem ser impulsionados. Em 2010, 70,7% das revendas possuíam loja, ao passo que em 2011, este número subiu para 75%, refletindo um aumento em tomo de 5%. Além disso, 31% investiram em novas unidades.
A maior preocupação dos empresários está ligada á alta taxa tributária e à concorrência desleal causada pelo ingresso e permanência de produtos asiáticos importados. Dentre as empresas pesquisadas, 60% apontaram o primeiro item como o principal impacto negativo em seus negócios no ano que se passou; já 16% afirmaram que o ponto negativo é a concorrência
desleal.
Confira a pesquisa realizada com as revendas de material elétrico:














A pesquisa mostrou que a maior parte do País concentra-se na Região Sudeste, seguida pela Região Sul.

Por Larissa Luizari e Luciana Freitas
Artigo da Revista Lumière Eletric
edição 164,dezembro de 2011.

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