quarta-feira, 27 de junho de 2012

CABOS LAN COM ALUMINIO CLADEADO EM COBRE (CCA)

A falta de qualidade de cabos UTP oferecidos no mercado, com preços bem abaixo do comum, compromete a instalação e o desempenho das redes, gerando maiores custos no futuro. Atenção para os cabos UTP que misturam alumínio e cobre!


A crescente oferta de cabos categoria 5e de baixa qualidade vem assustando os fabricantes de cabo em todo o País. Alguns distribuidores estão revendendo o cabo UTPcategoria 5e com condutores de alumínio cladeado com cobre ou CCA.

Cabos que contém essa mistura de alumínio e cobre são de baixíssima qualidade e não atendem os requisitos nos padrões nacionais e internacionais; vale lembrar também que não apresentam garantias que a instalação manterá o desempenho ao longo do tempo.

Após algum tempo será necessário refazer a conexão, o que ocasionará custo com suporte técnico, troca de conectores, perda de tempo da operacionalidade da rede e, em alguns casos, a troca do cabeamento, devido ao mesmo não apresentar satisfatoriamente o resultado de performance requerido.

A mistura do cobre com o alumínio ocasiona falhas na conexão devido a corrosividade do alumínio, deixando a estrutura de cobre frágil e quebradiço.

Quando um condutor é crimpado no conector RJ45 ou Patch Panel, parte do cobre é comprimido e parte perdido pelo atrito nesta conexão, onde a perda de performance é inevitável , o alumínio oxida ao primeiro contato com o ar ocasionando a perda do conector, patch panel ou porta do equipamento.

O cobre puro, mesmo oxidado não esta sujeito a corrosão. Portanto, atenção na hora de adquirir esses produtos: verifique as especificações técnicas que obrigatoriamente devem conter, bem como as certificações necessárias para as normas brasileiras (ANATEL)e internacionais (ISSO/IEC 11801).

Um teste bastante fácil pode ser feito, no momento da compra, para saber se o cabo tem materiais misturados ou não: desencape um pequeno pedaço do cabo e raspe com uma faca, canivete ou outro material cortante. Se nessa raspagem permanecer a cor acobreada na cabo, a qualidade está assegurada, mas se ao longo do processo, o cabo ficar na tonalidade prata, atenção que pode ser uma marca de má qualidade.

Independente de qualquer teste, para a segurança da sua instalação e dos seus equipamentos, exija as certificações no material que está adquirindo.



 Robson Geffer
Promotor Técnico
Reymaster Materiais Elétricos